sábado, 16 de fevereiro de 2008

A Importância dos Meios de Comunicação de Massa

Na sociedade moderna o processo de comunicação social vive um momento de expansão técnica e inovações tecnológicas, o que para os estudantes de comunicação social é fundamental. Porque, sem dúvida o indivíduo em quanto comunicador fica mais instrumentalizado para informar com mais qualidade técnica os muitos receptores de uma sociedade.
Agora, pensar a comunicação social embasado somente em técnica e não se preocupar com a linguagem utilizada, a fim de informar, ou melhor modificar o estado de conhecimento do receptor, em busca de uma reflexão, o comunicador social não estará cumprindo seu papel satisfatoriamente.
Os meios de comunicação de massa possuem uma característica formidável de comunicarem com milhões de pessoas simultaneamente. Logo, quanto mais poder mais responsabilidade. Deve-se pensar a comunicação de uma forma consciente, para não cometer o erro de criar um enquadramento de realidade, uma percepção de mundo ilusória.
Os veículos de comunicação em geral tendem a desempenhar um papel quase que predatório, impondo conceitos culturais e sociais, doutrinando a sociedade com padrões, onde se prestigia “o ter para ser” e “não ser para ter”, o que deixa claro que o sistema é falho e contraditório, é preciso mudar esta percepção de comunicação, dando um enfoque mais de caráter filosófico/cultural.
É bem verdade que neste sistema capitalista em que vivemos, de certa maneira escraviza os veículos de comunicação, cobrando deles resultados comerciais e financeiros, tornando-os verdadeiros caça níqueis em busca do lucro a qualquer preço. Muitas vezes esta prática se torna mais caro do que se imagina, pois sua programação se torna saturada de comerciais e de pouca qualidade informativa.
Aprimorar o processo de emissão e recepção da informação, buscando sair das contradições de identidade, gerando ideologias de consumo e de passividade diante dos fatos é fundamental pois, assim se evita de veicular informações embasadas em uma falsa ideologia. É necessário que coloquemos em prática nossas técnicas geradoras de tecnologias em uma direção educativa, informativa e ética, buscando ter sempre mais conteúdo qualitativo do que quantitativo. Para de forma saudável discutir este rico universo de comunicação social em prol da sociedade.

Nenhum comentário: